terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O PESO DOS NÚMEROS

Um estudo acabado de publicar na revista «Science» (nº 317, pág. 457-8) traz novos dados à velha discussão sobre os temas que melhor preparam os jovens para o estudo das ciências. Em causa está uma discussão recente sobre a ordenação dos estudos de Física, Química e Biologia no ensino secundário norte-americano (high school). Em causa está também a Matemática, pois há um movimento, muito minoritário e apenas com relevância entre uma ala extrema de teóricos de educação, que diz que a Matemática deve ser eliminada enquanto tal e apenas estudada dentro de cada área científica em função das suas aplicações. Pois o novo estudo seleccionou uma amostra de 77 universidades e de 8474 estudantes universitários matriculados em áreas científicas e foi procurar saber, por análise de regressão múltipla, quais as disciplinas que melhor os tinham preparado para os seus estudos.
Como seria natural, verificou-se um impacto de Física no Ensino Secundário no estudo de Física na Universidade. O mesmo se verificou em Química e em Biologia. Uma boa preparação anterior numa dada disciplina facilita o estudo universitário nessa mesma disciplina. Estranhamente, contudo, os efeitos cruzados são negligenciáveis. Ou seja, uma melhor preparação de Física no Secundário não facilita por si só o estudo de Biologia e de Química. E o mesmo se verifica em cada uma das outras duas disciplinas científicas. A excepção é a Matemática. Uma boa preparação em Matemática facilita o estudo em cada uma das três outras disciplinas científicas estudadas.
Os números, a prática do raciocínio rigoroso e o treino da abstracção valem a pena.
Nuno Crato
4 Agosto, 2007, Expresso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem stor.. Por acaso este artigo está muito interessante, e se formos a pensar um pouco faz todo o sentido